Informação sobre dengue, causas, sintomas, diagnóstico e tratamento da dengue, de modo a que cada pessoa possa ter conhecimento deste problema de saúde, identificando práticas que possam contribuir para prevenir e diminuir a sua ocorrência.


terça-feira, 20 de março de 2012

Como prevenir o dengue

Como não existe nenhum medicamento para curar o dengue nem vacina para prevení-lo, duas medidas-chave podem ser aplicadas para prevenir a disseminação da doença:

1. Eliminação de locais de reprodução do mosquito
  • Cobrir recipientes de água - Tampas bem vedadas em recipientes para armazenagem de água impedirão que os mosquitos ponham seus ovos neles. Se as tampas não forem bem vedadas, os mosquitos podem entrar e sair.
  • Fossas sépticas e fossas negras - Devem ser cobertas e seladas, de modo que mosquitos do dengue não possam reproduzir-se nelas.
  • Remoção de lixo - Lixo e outros detritos encontrados emvolta da casa pode coletar água da chuva. Devem ser removidos ou quebrados e enterrados no chão, queimados, onde isto for permitido.
  • Controle biológico - As larvas do mosquito podem ser controladas por pequenos peixes que se alimentam delas, como o “guppie”. Estes peixes podem ser encontrados em riachos ou lagoas ou comprados em lojas de animais. Pesticidas bacterianas também matarão as larvas de mosquito.
  • Controle químico - Larvicidas seguros e fáceis de usar, como grânulos temefós com areia, podem ser colocados em recipientes de água de modo a matar larvas em desenvolvimento.
2. Impedir as picadas de mosquito

As pessoas podem proteger-se de picadas de mosquito utilizando qualquer um dos seguintes meios:
  • Espirais ou vaporizadores elétricos - Espirais de combustão lenta e vaporizadores elétricos são eficazes na estação chuvosa, pouco antes do amanhecer e/ou no final da tarde, antes do por do sol, horário em que os mosquitos do dengue picam.
  • Mosquiteiros - Mosquiteiros sobre as áreas de repouso podem proteger crianças pequenas e outros indivíduos que necessitam de descanso diurno. Pode-se aumentar a eficácia destes mosquiteiros tratando-os com Permetrim (um inseticida piretróide). Cortinas (de tecido ou bambu) também podem ser tratadas com inseticidas e penduradas em portas e janelas, para repelir ou matar mosquitos.
  • Repelentes - Repelentes contra mosquitos podem ser aplicados nas partes expostas do corpo, onde os mosquitos picam. Deve-se tomar precauções ao usar repelentes em crianças pequenas e pessoas idosas.
  • Telas - Telas em janelas e portas são uma proteção eficaz contra a entrada de mosquitos nas casas.
  • Proteção de doentes de dengue - Os mosquitos infectam-se ao picar pessoas com dengue. Mosquiteiros e espirais contra mosquito impedem eficazmente os mosquitos de picarem doentes, e ajudam a interromper a disseminação do dengue.
Índice dos artigos relativos a Dengue