Informação sobre dengue, causas, sintomas, diagnóstico e tratamento da dengue, de modo a que cada pessoa possa ter conhecimento deste problema de saúde, identificando práticas que possam contribuir para prevenir e diminuir a sua ocorrência.


segunda-feira, 19 de março de 2012

Dengue

Dengue é uma virose séria, transmitida pela picada do mosquito Aedes aegypti.
Existem duas formas da doença: dengue clássico e dengue hemorrágico. O dengue clássico é uma doença grave, semelhante a gripe, que afeta crianças mais velhas e adultos, raramente levando à morte.
O dengue hemorrágico (DH) é uma outra forma, mais severa, em que ocorre sangramento e ocasionalmente choque, levando à morte; é mais grave em crianças.
Pessoas com suspeita de dengue ou dengue hemorrágico devem consultar um médico imediatamente. O dengue hemorrágico pode ser mortal, e o diagnóstico e tratamento precoces podem salvar vidas. A não ser que se administre prontamente o tratamento adequado, o paciente pode entrar em choque e morrer.
Os sintomas do dengue variam conforme a idade e a saúde geral do paciente. Lactentes e crianças pequenas podem apresentar febre com erupção de pele semelhante ao sarampo, difícil de distinguir da gripe, sarampo, malária, hepatite e outras doenças febris. Crianças maiores e adultos podem ter um quadro semelhante ou sintomas que vão desde uma doença leve até um quadro muito grave.
Índice dos artigos relativos a Dengue