Informação sobre dengue, causas, sintomas, diagnóstico e tratamento da dengue, de modo a que cada pessoa possa ter conhecimento deste problema de saúde, identificando práticas que possam contribuir para prevenir e diminuir a sua ocorrência.


segunda-feira, 19 de março de 2012

O mosquito do dengue

Aedes aegypti, o mosquito do dengue, é um inseto pequeno, branco e preto, com listras no dorso e nas patas. Mosquitos com o vírus do dengue transmitirão doença ao picar seres humanos.
Os mosquitos do dengue picam de manhã cedo e no fim da tarde.
O mosquito pousa dentro de casa, em armários e outros lugares escuros. Fora pousa em locais frescos e sombreados. A fêmea do mosquito põe seus ovos em recipientes com água, dentro e em volta de casas, escolas e outras áreas em cidade e povoados. As larvas saem dos ovos do mosquito e vivem na água por cerca de uma semana, passando então para um estágio de pupas redondas por um ou dois dias, após os quais emerge o mosquito adulto, pronto para picar.
Mosquitos do dengue reproduzem-se em qualquer recipiente usado para juntar ou armazenar água, em áreas sombrias ou ensolaradas. Os locais favoritos com criadouros são: barris, tambores, vidros, potes, baldes, vasos de flores, pratos e vasos de plantas, tanques, cisternas, garrafas, latas, pneus, panelas, calhas de telhado, bandejas de escorrimento de geladeiras, bacias, drenos de escoamento, canaletas, blocos de cimento, urnas de cemitério, folhas de plantas, tocos e bambus, buracos de árvores e muitos outros locais onde a água da chuva é coletada ou armazenada.
Índice dos artigos relativos a Dengue